O atleta Lucas Motta observa, ao fundo, o Monte Bela Vista, uma passagem do percurso da prova. Foto: Divulgação

Ela se chama ultramaratona porque  é a corrida das corridas, pedestre, com um percurso, quase todo no meio do mato (como em uma das provas, de 104 quilômetros), muito superior ao oficial da maratona (42.125 metros). É a primeira do tipo no Brasil e em Nova Trento, envolvendo 522 corredores de 16 Estados e de três países (Uruguai, Itália e Estados Unidos) e uma premiação de mais de R$ 21 mil.

A programação começou ao meio dia de ontem, 23, e seguiu até 20 horas, com a retirada de kits com patrocinadores e parceiros, no Ginásio Inácio Gullini, e vai até domingo, às 10 horas, com a premiação de todas as provas, no palco do centro comercial do Santuário Santa Paulina.

PROGRAMAÇÃO

Quinta-feira, 23/09:

12h às 20h – Retirada de kits com patrocinadores e parceiros

Local: Ginásio Inácio Gullini

Sexta-feira, 24:

08h às 20h – Retirada de kits com patrocinadores e parceiros

Local: Ginásio Inácio Gullini

14h – Congresso técnico (providências finais)

Local: Ginásio Inácio Gullini

18h – Largada da prova de 104 km

Local: Ginásio Inácio Gullini

20h – Largada da prova de 85 km

Local: Ginásio Inácio Gullini

Sábado, 25:

06h – Largada da prova de 55 km

Local: Ginásio Inácio Gullini

10h – Largada da prova de 25 km

Local: Ginásio Inácio Gullini

14h – Largada da prova de 12 km

Local: Ginásio Inácio Gullini

22h – Fechamento da arena

Domingo, 26:

10h – Premiação de todas as provas

Local: palco do centro comercial do Santuário Santa Paulina.

Roteiro envolve mata fechada e asfalto

Para os diferentes percursos da Mons Ultra Trail, as trilhas se apresentam de forma diversa, indo da mata fechada, estrada de chão batido e asfalto. Independentemente da distância a ser vencida, todas as largadas serão no mesmo lugar: o ginásio Inácio Gullini. Dali os atletas sobem o Morro da Cruz (525 metros) e descem pela íngreme trilha de dowhill que dá no bairro Morro da Onça.

O roteiro segue pela estrada que liga o Morro da Onça ao bairro Vigolo, até o Santuário Santa Paulina. Todos descem a longa escadaria da basílica e rumam no sentido norte, pela localidade de Alto Alferes, até alcançar o monte Bela Vista (850 metros).

O desafio seguinte é chegar ao Monte Lima (1.090 metros). Para chegar ao ponto mais alto de Nova Trento, o Monte Barão de Charlack (1.148 metros), os atletas passarão por uma trilha de algumas centenas de metros no município de Botuverá.

Quem  tiver forças para ir adiante, tem mais desafios: descer o Monte Barão e rumar pela trilha que passa pelas localidades de São Caetano, Frederico e Vigolo, descendo pela Rua Madre Paulina e seguintes até o Centro, finalizando no ponto de chegada, o ginásio Inácio Gullini.

Pequenos agricultores do interior de Nova Trento ofereceram espaços, como ranchos de estufas de fumo, para instalação de postos de apoio à corrida. Foto: Divulgação.

Organização mobiliza 200 pessoas

A organização do Mons Ultra Trail está mobilizando cerca de 200 pessoas. A Prefeitura, por exemplo, fez convite para 180 pessoas para que ajudassem, com pagamento de valor quase simbólico, nas diferentes demandas exigidas pelo evento, a começar pela limpeza do percurso. Em duplas, tais voluntários estarão a postos durante a corrida em pequenos postos dispostos estrategicamente, para atender os corredores com água, frutas, energéticos e outros suprimentos, além de material de primeiros socorros.

Num ponto no meio do percurso, nas proximidades de São Caetano, os organizadores tem montado um posto de alimentação e hidratação para os atletas.

Para o público neotrentino ou visitantes que quer conhecer o evento há diferentes opções. Uma delas é torcer para os corredores nas margens do percurso, principalmente no perímetro urbano.  Outra é comparecer no ginásio Inácio Gullini, onde os atrativos são diversos além das várias largadas que serão dadas durante o dia. Os vários patrocinadores da Mons Ultra Trail estão presentes com barracas, tendas e quiosques, expondo seus produtos.

Organizações locais, como a Prefeitura, através da Secretaria de Turismo e Cultura, a Associação Neotrentina de Turismo (Neotur) e o Sicoob, um dos principais apoiadores e patrocinadores da Mons Ultra Trail, também estão presentes na recepção, atendimento e orientação de todos que precisarem. Na área de alimentação a demanda será atendida por pequenos empresários locais do ramo, além da Apae, com barraca de venda de cachorro-quente.

Trilha foi preparada durante semanas

As trilhas que os 522 atletas percorrerão a partir de hoje já existiam há décadas, mas boa parte delas foi tomada pelo mato. Durante semanas, os organizadores da competição, munidos com foices, facões e outras ferramentas, fizeram uma ampla limpeza, sem necessidade de derrubar uma única árvore.

Para que os atletas não se percam, uma vez que em boa parte do tempo terão que vencer o percurso na escuridão, a trilha na mata fechada já está toda sinalizada com uma fita luminosa. Além disso, os atletas correrão com um lanterna acoplada ao capacete.

Uma ideia da imensa dificuldade a ser enfrentada, principalmente pelos 89 atletas, boa parte deles estrangeiros e que vem a Nova Trento pela primeira vez, está na prova dos 104 quilômetros: sua largada será às 18 horas de hoje e sua chegada está prevista para às 14 de amanhã.

Evento com cobertura da mídia 

Pelas excepcionais características do evento, o Mons Ultra Trail ganhou ampla divulgação prévia e terá igualmente ampla cobertura durante estes três dias em Nova Trento. Publicaram reportagens sobre o evento vários portais, plataformas e publicações virtuais e impressas, como UOL, Terra, Istoé, R7, Yahoo, Lance, Informe, Trail Running e Estadão, entre outros.  Na TV o destaque da cobertura deverá ser da ESPN, através da apresentadora Marina Ferrari, que também participará da prova.

Apelo: A organização da Mons Ultra Trail faz um apelo à população para não remover as fitas na cor laranja  que estão distribuídas pelas ruas da cidade. Elas fazem parte do preparo do percurso para a prova.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome