Vacinas nas prisões

Monitoramento realizado pelo Conselho Nacional de Justiça mostra que 248.501 pessoas nos sistemas prisional e socioeducativo já receberam ao menos uma dose da imunização contra covid-19, considerando internos e servidores. Os índices de cobertura variam de 5% a 95%, dependendo da unidade da federação. SC lidera quanto a maior cobertura: invejáveis 95%, seguido pelo Amapá (81,1%) e Paraná (77,6%).

Pensão vitalícia

Há ainda 18 Estados que pagam pensão vitalícia e com elas algumas mordomias, como carro com motorista, para ex-governadores em valores superiores a 30 salários-mínimos. Entre eles SC, para oito deles, a um custo anual de R$ 3,6 milhões. Uma Proposta de Emenda Constitucional aprovada em 2017 só abrange os governadores que assumirem a partir de 2019. Ontem o Rio Grande do Sul extinguiu o gasto de R$ 6 milhões anuais com tais pensões.

Mototaxista

O deputado federal Rodrigo Coelho (PSB-SC) foi relator de projeto de lei aprovado esta semana na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados que reduz de 21 para 18 anos a idade permitida para alguém atuar profissionalmente como mototaxista, motoboy ou motofretista. O texto também dispensa esses profissionais de possuir habilitação por pelo menos dois anos na categoria. Repara-se assim o absurdo de se negar a jovens naquela faixa etária a oportunidade de um trabalho em um momento de aumento de desemprego como é o atual devido à pandemia.

Baleias

Fechado desde o início da pandemia, abre dia 10 de agosto o centro de visitantes e informações sobre a baleia-franca, na Praia de Itapirubá, em Imbituba, com indicações sobre os melhores locais, em terra (a observação embarcada continua proibida) para conhecer hábitos e características do cetáceo, além de atividades de conscientização. A ansiedade por tal abertura embute uma enorme angústia e apreensão no momento: somente no primeiro semestre deste ano 14 baleias morreram após ficarem retidas em redes de pesca ao longo do litoral de SC. Um recorde jamais visto.

Preconceito

Está prestes a acabar um deplorável preconceito em SC. Começou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto de lei que proíbe a exigência de atestado médico aos alunos da rede pública que são adeptos do vegetarianismo ou veganismo.

Título indesejado

A partir de uma solicitação da Câmara de Vereadores de Itapema, o governador Carlos Moises deve revogar a lei estadual 14.216, de 2007, que reconhece o município como a Capital Catarinense de Ultraleves.

Assédio

Agora é o Tribunal Regional do Trabalho de SC que, para “garantir ambientes de trabalho dignos e harmônicos”, criou duas comissões de prevenção e enfrentamento de assédio moral e sexual, uma para cada grau de jurisdição. Detalhe: a presidente do TRT-SC, desembargadora Lourdes Leiria, é autora de tese e livro, que tem virado uma referência, sobre os reflexos do assédio sexual na saúde dos trabalhadores. Ela defende que a questão precisa ser enfrentada com firmeza

Elas

Que maravilha! O Senado aprovou uma proposta de emenda à Constituição que impõe aos partidos a aplicação de recursos do fundo partidário na promoção de candidaturas femininas a partir de 2022. Estabelece que cada partido deverá aplicar no mínimo 5% do fundo partidário na criação e manutenção de programas que promovam a participação política das mulheres, além de reservar 30% das vagas nas eleições para elas, independentemente do número de candidatas, e destinar 30% dos recursos do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha para candidaturas femininas. Também terão 30% do tempo de rádio e TV nas campanhas.

Veto mantido

Pleito que tinha a torcida de boa parte do mundo cultural de SC, não teve êxito. Por 16 votos a 11, foi mantido o veto total do governador Carlos Moises a projeto de lei que permitia que o presidente do Conselho Estadual de Cultural fosse escolhido pelos membros do colegiado, e não por indicação do Executivo, como ocorre atualmente.

Sempre ela

Em uma das primeiras das trocentas “análises” que certamente virão sobre a saúde do presidente da República, a raivosa “Folha de S. Paulo” publicou ontem que “Bolsonaro usa internação para ressuscitar figura de mártir contra Lula”.  Um exagero.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome