Vítimas da covid

De urgente acabou se transformando em urgentíssima, a aprovação, ocorrida anteontem, do projeto do deputado federal Pedro Uczai (PT-SC) que cria o Dia Nacional em Memória das Vítimas da Covid-19. A data, que será celebrada em 12 de março de cada ano, homenageia a primeira vítima fatal da doença, Rosana Aparecida Urbano, em 2020, no Hospital Municipal Dr. Carmino Cariccio, na cidade de São Paulo. Bela iniciativa.

Escalação para shows

Se antevê verdadeiros “espetáculos” nas CPIs que vem por aí no Congresso Nacional. Os partidos estão escalando o que acham que eles têm de melhor para protagonizar os shows ao vivo e a cores, em redes nacionais de TV. Quanto aos congressistas catarinenses,  a deputada federal Caroline de Toni (PL) está cotada para as CPIs do 8 de Janeiro ou do MST. Também pediram para participar do colegiado, mas aguardam aprovação da liderança da bancada do partido, os deputados federais por SC Júlia Zanatta e Zé Trovão. No Senado, Esperidião Amin já teve seu nome formalizado pelo PP para a CPI do 8 de Janeiro.

Um basta

Finalmente, começa uma reação à absurda intervenção federal em Florianópolis. O caso da nova ponte na Lagoa da Conceição, com obras novamente suspensas, foi o estopim para que a organização não-governamental Floripa Sustentável conseguisse a adesão de 45 entidades da comunidade catarinense em manifesto entregue ao prefeito Topázio Neto, ontem.  Nele as entidades repudiam as recentes intervenções de órgãos federais em obras da cidade, prestam solidariedade e oferecem apoio técnico e jurídico ao Município.

Redirecionamento

Pela primeira vez SC tem uma secretaria de Estado de Turismo e seu titular, Evando Neiva, promete novidades nos próximos dias, com o lançamento de uma campanha oficial. Detalhe antecipado: vai valorizar atrativos tradicionalmente menos promovidos no Estado – e, convenhamos, discriminados, não raro – , sem deixar de lado os destinos litorâneos.

Apoio ao esporte

Discretíssima até agora, a ministra blumenauense no governo Lula, Ana Moser, dos Esportes, apareceu na mídia esportiva para elogiar Lei Geral do Esporte, que acaba de ser aprovada pelo Senado. Disse que o texto tem condições de organizar o cenário esportivo no Brasil em um nível “muito superior” ao que se vê atualmente. A ver.

Baixa

No alto comando da administração estadual circula a informação de bastidores de que a secretária de Assistência Social, Alice Kuerten, tende a ser a primeira baixa no governo de Jorginho Mello. Sinalizou, no seu entorno, seu desencanto com máquina pública, complicada, burocrática e, não raro, inepta.  Quem conhece a mãe do tenista Gustavo Kuerten sabe que ela é do tipo pragmática, virtude que não é bem vinda nas gestões públicas.

O crime

É verdade o que vozes sensatas dizem: o crime do aplicativo Telegram foi discordar do ministro “supremo” Alexandre de Moraes. É ele quem, agora, quer controlar até as opiniões, por enquanto as emitidas publicamente. Mantido o impulso incontrolável, comprometerá até o que se fala nas mesas de bares.  Socorro!

Tragédia

O Sesc e o Senac de SC, que são instituições privadas com um conceito extraordinário na sociedade, estão fazendo contas: se for aprovada no Senado a indecorosa proposta que tira 5% do seu orçamento para reforçar o caixa da Embratur, fecharão 36 unidades no Estado, com corte de 1.994 postos de trabalho e encerramento de atividades em 101 municípios.

Controle

O deputado Mauro de Nadal (MDB) é autor de projeto aprovado esta semana e que deve ser sancionado pelo governador Jorginho Mello: obriga a instalação de equipamento de monitoramento ambiental e de medição volumétrica em postos de combustível, conhecido como MVC. Ele apura, registra e repassa automaticamente ao Fisco os dados relativos à entrada ou saída de combustível dos tanques e das quantidades medidas pelas bombas de abastecimento, permitindo o monitoramento remoto, permanente e em tempo real de tudo.  O consumidor agradece.

Condenação recorde

Deve ser um tempo de condenação recorde no mundo – 1.080 anos – em regime fechado, a aplicada pelo Tribunal de Justiça de SC, esta semana, a um homem residente na região norte do Estado, por estupro contra a própria enteada em pelo menos 90 ocasiões distintas. A violência iniciou em 2019, quando a menina contava apenas oito anos de idade, e perdurou até 2023. Que horror.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome