Quatorze municípios da região da Grande Florianópolis estarão participando, nesta quinta, 5, e sexta-feira, 6, da Campanha Campo Limpo, que envolve uma parceria do Instituto do Meio Ambiente (ex-Fatma) com as prefeituras, que no caso de Nova Trento tem a participação direta da Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente e do escritório local da Epagri.

Nesta quinta-feira, das 8 às 16 horas, a engenheira florestal Carla Marcolla e o biólogo Marinho Tomasi, ambos da Secretaria da Agricultura, passarão pelas capelas das localidades de Valsugana, Ribeirão Veado, Trombudo, Poço Bonito, Cancelas, Aguti, Pitanga, São Valentim, Salto e Ribeirão Bonito, cujos moradores foram orientados, antecipadamente, a levar as embalagens vazias e lavadas, munidos de documentos pessoais, para preenchimento de um cadastro de entrega.

Foto: Facebook/impEV

Na sexta-feira, das 8 às 11 horas, Carla e Marinho farão plantão esperando a entrega das embalagens na capela Santos Anjos da Guarda, de Indaiá, e na Escola Municipal de Educação Fundamental João Bayer Sobrinho, no distrito de Claraiba.


O recolhimento e destinação dos resíduos vai ser realizado na próxima semana pela Associação dos Revendedores de Agroquímicos do Sul (Arasul), de Araranguá, parceira do projeto.

Primeira ação

Foto: Divulgação/impEV

A campanha é a primeira ação deste gênero em Santa Catarina e visa dar o destino correto para estes recipientes que apresentam alto potencial poluidor ao meio ambiente. Instituída pela lei 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos estabelece o desenvolvimento de políticas públicas integradas microrregionais e obriga o setor de agrotóxicos a estruturar e implementar um sistema de logística reversa para receber os resíduos após o uso dos produtos.

Além da Política Nacional, a lei 9.974/2000 também determina que as empresas produtoras e empresas comerciantes de agrotóxicos, componentes e afins, implementem, em colaboração com o poder público, programas educativos e mecanismos de controle e estímulo à devolução das embalagens vazias por parte dos usuários.

 

Desta forma, e com o intuito de contribuir para a construção do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de cada cidade, a Campanha Campo Limpo incluiu, primeiramente, a capacitação para agentes dos municípios envolvidos no recolhimento das embalagens. De Nova Trento foram Carla Marcolla e Marinho Tomasi.

A campanha tem como finalidade promover a conscientização de empresários, agricultores e população em geral sobre a importância do recolhimento e destinação adequados para as embalagens de agrotóxicos e sobre o perigo que representam para o meio ambiente e, consequentemente, para os seres humanos.


Nos 14 municípios, nesta semana, haverá agentes em campo, recolhendo as embalagens que foram usadas no armazenamento de agrotóxicos. A intenção é que não reste embalagem em nenhum local, minimizando assim os efeitos poluentes das mesmas ao meio ambiente.

Os demais municípios envolvidos, além de Nova Trento, são Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Canelinha, Governador Celso Ramos, Major Gercino, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São João Batista, São Pedro de Alcântara e Tijucas.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome