A manhã de hoje, 21, Dia da Árvore, foi marcada por momentos de reflexões na Escola Municipal de Educação Básica do distrito de Aguti, que promoveu a 1ª Parada de Conscientização Ambiental. O objetivo foi de conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação da natureza, propondo reflexões a partir do tema “Meio ambiente é questão de educação”.
Além de reunir alunos, professores, servidores e autoridades, os moradores do distrito e pais dos estudantes compareceram e também prestigiaram a programação. Para a diretora da escola, Tamires Leite, a participação da comunidade em ações como esta é de extrema importância, “pois quando todos estão unidos em prol da mesma causa, é possível preservar e fazer uso consciente dos recursos naturais”.
A programação teve início por volta das 8h30, com execução do hino nacional, exibição de vídeo e manifestação das autoridades, entre elas o prefeito Gian Voltolini, e os secretários de Educação, Luiz Carlos Orsi, e de Cultura e Turismo, Sálvio Tonini.
Na sequência, o biólogo e membro da Associação de Preservação do Meio Ambiente de Nova Trento (Apremant), Valentim Caset, destacou a atuação da entidade, além de dar informações sobre a importância das árvores e reflexões sobre o consumo e as datas comemorativas.

Em seguida, ocorreram apresentações dos alunos e dos policiais que atuam na Polícia Militar Ambiental de Tijucas, sobre os trabalhos desenvolvidos pela entidade, além de informações sobre a Mata Atlântica, a fauna e a flora.
O encerramento oficial do evento ocorreu por volta das 10h40, com a entrega de mudas de árvores e flores doadas pelos Supermercados Archer e pelo Viveiro de Mudas Meyer, do distrito de Aguti. O evento contou também com exposições de trabalhos realizados pelos alunos da escola com a temática ambiental, além de mostra fotográfica de aves de Nova Trento, pela Apremant.