Nova Trento tem agora 13.645 habitantes. A informação foi levada ao prefeito Tiago Dalsasso esta semana pela coordenadora da sub-área da região de São João Batista do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Indira Lemos, junto com outros dados preliminares do  Censo 2022 no município., que está praticamente concluído.

O Censo de 2010 apurou uma população de 12.190 moradores, com o recenseamento de 4.397 residências. Em 2022, com o novo balanço, o município agora tem 13.645 habitantes. Foram recenseados 6.325 domicílios.

Assim que o Censo 2022 for dado por concluído, o que deve acontecer em abril, o IBGE encaminhará ao Tribunal de Contas da União (TCU) os dados populacionais, sobre os quais se calcula os coeficientes individuais do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).De acordo com os dados, Nova Trento  manteve o mesmo coeficiente do FPM, quando considerado a estimativa divulgada pelo IBGE em 2021.

Censo escolar confirma previsão do IBGE

gora conhecidos os números do Censo Escolar, apontando que no presente ano letivo de 2023 a rede municipal de ensino neotrentina tem matriculados 1.654 estudantes em suas quatro escolas municipais e quatro creches, confirma-se quase totalmente a revisão da população divulgada pelo IBGE.

No  final do ano passado o IBGE publicou uma previsão da população de todos os municípios e para Nova Trento os dados iniciais apontavam que não seriam mais os 15.010, que tinha em  2020, e sim surpreendentes 13.645 ao final do levantamento, em fevereiro passado. O dado confirmou-se definitivamente agora.

Instalou-se extrema preocupação na Prefeitura, já que havia o risco de Nova Trento perder receitas do Fundo de Participação dos Municípios. A angústia finalmente teve fim em janeiro quando o prefeito Tiago Dalsasso recebeu a visita de um grupo de supervisores do IBGE, para as esperadas explicações.

Em resumo: no final do atual censo, a população de Nova Trento ficou em 13.645 pessoas.  Assim, o município ficará numa faixa populacional que não terá perdas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Os técnicos do IBGE explicam que a partir do Censo de 2010, fez-se projeções para 2020, com base em dezenas de indicadores, mas que por vários motivos boa parte deles não se confirmaram, inclusive em Nova Trento.

Um deles: milhões de brasileiros, devido às crises econômicas e, por último, a pandemia de covid-19, decidiram ter menos filhos. Tais indicadores também se confirmaram em Nova Trento.

Se a população local tivesse caído tanto o Censo Escolar, que é feito todo ano, teria confirmado a queda correspondente nas matriculas nas escolas municipais e creches.  Os números não sofreram pequenas e normais variações. Foram 1.546 matriculas em 2020; 1.537 em 2021; 1.644 em 2022 e 1.654 neste ano.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome