A maior aposta do prefeito Tiago Dalsasso para viabilizar alguns dos grandes projetos neotrentinos que quer concretizar no seu mandado chama-se Jerry Comper, o deputado estadual licenciado do MDB que agora é o titular da estratégica Secretaria de Infraestrutura do governo de Jorginho Mello (PL).
Empossado há poucos dias, Comper já manteve três contatos com o prefeito. Um deles ontem, 16, em Florianópolis, a quem Tiago Dalsasso levou as grandes demandas neotrentinas do momento, que são o asfalto do Centro ao bairro Espraiado; a nova calçada em toda extensão da Rua Madre Paulina, desde seu início, no bairro Cascata, até a sede do Santuário Santa Paulina, e a viabilização de uma terceira faixa em vários trechos da SC-410, entre Brusque e Nova Trento e entre Nova Trento e São João Batista.
Quanto à pavimentação dos 3 quilómetros de extensão entre o Centro e o final do bairro Espraiado, a Prefeitura chegou a lançar a licitação após sinal verde do governo do Estado, mas nada foi formalizado porque o prefeito Tiago Dalsasso não recebeu garantias de recursos na administração do governador Carlos Moisés.
O trecho começa na Rua Hipólito Boiteux, na altura do supermercado Bittencourt, no Centro, passando pelas ruas Luiz Busnardo, no bairro Cascata, e 8 de Agosto e Brusque, no bairro Espraiado, até seu final, onde começa a SC-410, com asfalto. A obra está orçada em R$ 8 milhões e o projeto foi feito pela assessoria técnica da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis.
Com relação às calçadas da rua Madre Paulina, o projeto foi entregue pelo prefeito Tiago Dalsasso ao Ministério do Turismo, em 2021, e prevê sua padronização em toda a extensão, de 4.300 metros, desde a Rua Madre Paulina, junto à Rua Luiz Busnardo, no bairro Cascata, até o Santuário Santa Paulina. A obra está orçada em R$ 1.506.983,57.
A terceira faixa da SC 410 entre Brusque e Nova Trento e entre Nova Trento e São João Batista é uma demanda antiga que Tiago Dalsasso pretender “insistir ao máximo” junto ao governo estadual. Para isso quer ter o apoio dos prefeitos vizinhos, especialmente de Brusque e São João Batista.
A última movimentação política mais contundente sobre o tema foi uma reunião ampla em novembro de 2021 em Tijucas, reunindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e representantes de entidades sociais dos cinco municípios que compõem o Vale do Rio Tijucas, com deputados estaduais.
Na ocasião reclamou-se que o trecho de aclive no sentido Brusque-Nova Trento, ainda no município vizinho, impõe exagerada paciência do usuário de veículos leves quando se defronta com caminhões, que tem que trafegar lentamente sem permitir ultrapassagem. A solução, há anos reclamada, seria a construção de uma terceira faixa nos trechos de subida, investimento que não seria tão alto, já que não implicará em desapropriações.