Para que os familiares de entes queridos sepultados no Cemitério Municipal tenham toda tranquilidade e segurança para homenageá-los pela passagem do seu dia, na próxima quarta-feira, 2, a Prefeitura tomou todas as providencias necessárias no local.

Desde semana passada disponibilizou três grandes contêineres, com capacidade de 7 metros cúbicos cada um, para receber todo o lixo originário da limpeza dos túmulos. Também colocou em pontos estratégicos cinco tambores para receber lixo. À medida que vão ficando cheios, é feito o recolhimento.

Como já ocorreu em anos anteriores, as autoridades sanitárias municipais recomendam não levar e deixar flores dentro de vasos com água sobre os túmulos, para evitar a proliferação de mosquitos, especialmente o que causa dengue. Recomenda flores secas ou de plástico.

Um problema que ocorreu por quase dois dias, nesta semana, foi de falta de água, já sanado. Foi provocado por um grande vazamento na rede do Samae, no bairro Cascata, segunda-feira, afetando o abastecimento de toda a região, incluindo o cemitério.

Licenciamento – Como a Prefeitura já fez questão de tornar público, o Cemitério Municipal, que tem 1.120 túmulos, está com sua capacidade atual esgotada. Sepultamentos não tem sido recusados porque as famílias tem concordado com enterros no mesmo lugar onde estão os restos mortais de antepassados.

Uma solução de médio prazo para o problema está na obtenção do licenciamento ambiental da área de expansão do cemitério, um anexo que fica num terreno próximo, na parte norte, com capacidade para 120 túmulos. O pedido de licenciamento está há quase dois anos no Instituto do Meio Ambiente (IMA) do Estado. O embasamento técnico da solicitação foi feito pelo consorcio intermunicipal Cimcatarina.

Outra alternativa, enquanto durar o impasse, é tentar convencer as famílias neotrentinas a fazer sepultamentos de familiares falecidos no sistema de gavetas (foto), que não tem implicações ambientais como as que envolvem os sepultamentos na forma clássica.

Paróquia agendou 17 missas nos 15 cemitérios

Além do Cemitério Municipal, no Centro, há em Nova Trento, espalhados pelo interior, outros 14 cemitérios. E nenhum ficará sem pelo menos uma missa no próximo dia 2.

A agenda de missas e horários é a seguinte: Aguti, 8 horas; Conquista, 10 horas; Ribeirão Veado, 14h30; Trombudo, 16 horas; Baixo Pitanga, 8 horas; Alto Pitanga, 10 horas; Valsugana, 15 horas; Alto Salto, 9 horas;  Vigolo, 10 horas, São Valentim, 8 horas; Baixo Salto, 10 horas; Morro da Onça, 8 horas; Claraiba, 10 horas; e Indaiá, 15 horas.

No Cemitério Municipal serão celebradas duas missas, às 8 e 16 horas, e uma terceira, às 19 horas, na Igreja Matriz São Virgílio.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome