Os espaços lotados (um anfiteatro e um clube) foram a demonstração maior do sucesso que foi as duas apresentações, dias 11 e 12, em Bento Gonçalves e Caxias do Sul, respectivamente, da peça teatral “El zio le ná” (O tio se foi) do Grupo de Teatro Dialetale Cuore Trentino, do Circolo Trentino de Nova Trento.

A primeira apresentação, na noite do dia 11, foi no anfiteatro do Instituto Federal do Rio Grande do Sul/Campus de Bento Gonçalves, com a presença maciça de estudantes, professores, servidores e de associados do Circolo Trentino local, e seus familiares.

A segunda encenação foi no dia seguinte, 12, sábado, no Centro de Cultura Costurando Sonhos, no distrito de Forqueta, em Caxias do Sul, onde os 11 atores do grupo, foram intensamente aplaudidos no final da comédia.

O autor de “El zio le ná”, Aprigio Botameli, o “Zico”, como também o restante de todo o elenco, foram muito elogiados pelos gaúchos pelo fato de em uma cidade pequena como Nova Trento, se conseguir manter um ativo grupo de teatro e, melhor ainda, protagonizar espetáculos usando o dialeto trentino. Para os gaúchos das duas cidades esse é um fato muito importante e exemplar, por se conseguir, via teatro, manter viva a língua herdada dos antepassados.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome