A Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Feapaes/SC) de Santa Catarina está instalando a partir deste mês, nas 197 filiadas do Estado, dentre elas a de Nova Trento, um software de tecnologia assistiva que possibilita a formação e o aprimoramento de profissionais da instituição a desenvolver diferentes técnicas de comunicação alternativa e ampliada para crianças autistas de zero a seis anos de idade.

A compra do Boardmaker, nome da plataforma, resulta da doação de recursos do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC).   A ferramenta trabalha as competências cognitivas e relacionais dos usuários com transtorno do espectro autista (TEA). Dispõe de uma biblioteca com cerca de 4,5 mil símbolos de comunicação pictórica e pode ser adequada às necessidades de cada aluno. No caso da Feapaes, vai beneficiar 5,2 mil crianças atendidas no Serviço de Estimulação Precoce.

Os profissionais que fazem os atendimentos sistemáticos de fisioterapia, psicomotricidade, fonoaudiologia e estimulação cognitiva vão ser treinados para utilizar o Boardmaker. A compra dos softwares, no valor total de R$ 650 mil, inclui a formação em ensino a distância em oito módulos, com aulas desde o básico até o avançado.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome