Este sábado,  30 de novembro, certamente ficará marcado, nos tempos, como um marco na história das letras e da literatura em geral de Nova Trento. No Salão Paroquial São Virgílio, das 13h30 às 16h30, serão realizados diversos atos, destacando-se dois lançamentos: um livro com os escritos (contos, poesias, histórias, desenhos e crônicas) de 20 estudantes de escolas públicas do município, e de uma antologia com textos de todos os integrantes da Academia de Letras de Nova Trento.

Completam a extensa programação do dia a posse de 20 estudantes como os primeiros integrantes da recém-criada Academia de Letras Mirim de Nova Trento, apresentação musical de membros da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina, regidos pelo maestro neotrentino José Nilo Valle,  e o lançamento da Diretriz Curricular Municipal para a Educação de Nova Trento.

A programação inicia às 13h30 com o lançamento da primeira versão da Diretriz Curricular Municipal para a Educação de Nova Trento, seguindo-se, sucessivamente, apresentação da antologia adulto da Academia de Letras de Nova Trento, homenagens aos professores e alunos da área de educação, apresentação artístico-culturais de estudantes das unidades escolares, solenidade de posse dos novos acadêmicos mirins da Academia de Letras de Nova Trento, apresentação musical de componentes da Orquestra Sinfônica de Santa Catarina e coquetel de encerramento.

Antologia

Dois dos grandes  momentos deste sábado serão os lançamento da primeira antologia da Academia de Letras de Nova Trento, organizada por Maria do Carmo Tridapalli Fachini e Ilse Maria Paulino Gomes e de “Publicações Artístico Literárias”, reunindo produções de 20 estudantes da rede municipal e que também passam a integrar a Academia de Letras Mirim de Nova Trento.

A antologia reúne a produção literária de escritores, poetas e cronistas que expressam, através da literatura, os mais variados sentimentos e emoções. Ilse Maria relata, no posfácio, que a maior parte da produção tem a natureza como fonte generosa de inspiração, mas há também poemas intimistas, ditados pelos sentimentos mais profundos que habitam o âmago do ser humano, o amor.

Primeira Antologia da Academia de Letras de Nova Trento. Foto: Jessica Baumann

Com 310 páginas, tiragem inicial de 500 exemplares e impresso na gráfica e editora 3 de Maio, de Blumenau, a “Primeira Antologia” foi possível graças ao empenho de seus próprios autores (jornalistas, poetas, contistas, cronistas e historiadores) e o apoio cultural da Prefeitura de Nova Trento.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome