Carta ao leitor


Raul Sartori e Vanessa Ruberti, editores de “O Trentino”

Desde que “O Trentino” deixou de ser impresso, em dezembro do ano passado, após mais de 10 anos de circulação, seus editores têm recebido um apelo constante: a volta da circulação do veículo no formato impresso. Ao mesmo tempo em que muitos festejaram a novidade aqui no portal – haja vista que o meio digital tem crescimento irreversível –, leitores argumentaram que sentiram falta de ter a sensação de ler o jornal em papel, à sua frente, com as páginas entre seus dedos. Sentiram-se órfãos de algo que já fazia parte de seu cotidiano.

Antes de mais nada, é preciso esclarecer que a decisão de interromper o impresso não foi fácil. Também sentimos muito. Mas tivemos de levar em conta o imediatismo das notícias, ou seja, a necessidade de os fatos serem noticiados com mais rapidez. Pesou mais ainda o custo extremamente elevado para pagar a circulação impressa nos últimos anos. A crise econômica afetou em muito o custo da impressão e da entrega. Além disso, houve sensível diminuição de anúncios por conta da difícil situação que também vive todo o comércio em geral. É com sinceridade que afirmamos: o jornalismo independente e sério vive momentos difíceis no Brasil e no mundo.

Decidimos pelo retorno, mas com algumas mudanças importantes:

Os atuais assinantes (e os que ainda virão, já que o processo eletrônico é irreversível) do nosso portal de notícias continuarão tendo acesso privilegiado às notícias e a todas as vantagens do nosso Clube O Trentino. Na versão impressa, que está em suas mãos, prezado leitor, estarão notícias já publicadas no site.

Nosso desejo com o jornal-papel é atingir aqueles milhares de leitores que não gostam ou não têm simpatia pela leitura no computador ou celular, aqueles mesmos que tanto apelo nos fizeram para que voltássemos. Sim, estamos de volta, sem mais cobrança de assinatura.


A distribuição gratuita da edição, a princípio somente quinzenal, começa em pontos que selecionamos e que podem ser ampliados conforme o interesse.

Nesta nova fase dependemos, para seguir adiante, muito de você, prezado leitor e anunciante. Do leitor, prestigiando-nos com sua leitura, e do anunciante, vendo sua publicidade no jornal não como um custo, e sim como um investimento, uma forma de alavancar suas vendas e negócios. O desafio do jornal é se manter financeiramente, e sem abdicar um milímetro de sua total independência editorial, apenas com anunciantes, privados e públicos.

Estamos certos de que, com o nosso portal de notícias e com esta versão impressa que será uma resenha dos principais fatos da cidade, estamos cumprindo nossa missão de levar a boa, verdadeira, isenta e honesta informação a nossos leitores.  Muito obrigado!

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome