Para a escolha do novo Parlamento, a Itália vai às urnas no próximo dia 25. No exterior, onde o voto é por correspondência, o processo começa com a remessa, pelos consulados, do envelope eleitoral que já está chegando às casas dos eleitores, dentre eles 57 mil em Santa Catarina e destes cerca de 500 em Nova Trento, que tem a cidadania italiana. No caso neotrentino, onde há carência de carteiros nos Correios, recomenda-se aos eleitores que se dirijam à agência onde podem estar seus envelopes eleitorais.

Fora da Itália, são quase cinco milhões de eleitores (4.871.731) segundo o Ministério do Interior italiano, divididos em quatro grandes áreas que formam a Circunscrição Eleitoral do Exterior.

A área da América do Sul, depois da Europa, compõe o segundo maior colégio dessa circunscrição, com mais 1,5 milhão de eleitores (1.535.804). Dos quatro senadores e oito deputados a serem eleitos fora da Itália, um senador e dois deputados representam à América do Sul, onde o Brasil, depois da Argentina, é o segundo maior colégio eleitoral, com 432.230 eleitores ou 28% de toda a América do Sul.

No mundo inteiro concorrem 5.558 candidatos, sendo 136 do exterior. Na América do Sul, a cadeira de senador é disputada por 14 candidatos, enquanto as duas cadeiras para a Câmara têm 24 pretendentes.   Do Brasil, são oito os concorrentes. Para o Senado:  Angelo Andrea Matarazzo, Emerson Fittipaldi e

Luciana Laspro. Para a Câmara: Andrea Dorini, Fabio Porta, Luis Molossi, Luis Roberto Lorenzato e  Renata Eitelwein Bueno.  O Parlamento da Itália é composto por 315 senadores e 630 deputados, totalizando 945 congressistas.

Candidata em Nova Trento –  Candidata a deputada, natural de Brasília mas que viveu grande parte de sua vida em Curitiba, Renata Bueno esteve em Nova Trento, fazendo campanha, durante seis horas na quinta-feira passada, 8. Ciceroneada pelo presidente do Circolo Trentino, Jucelino Chini,  e acompanhada pelo professor de italiano e integrante do Circolo Trentino de Brusque, Márcio Fumagalli, visitou o prefeito Tiago Dalsasso, tendo junto a si o secretário de Turismo, Rodrigo Bonecher, e o presidente do Centro de Memória, História e Patrimônio, Juliano Mazzola.

Depois visitou várias famílias neotrentinas que tem integrantes com cidadania italiana e, sendo assim, aptos a votar. Encerrou sua visita à cidade na sede de “O Trentino”, onde foi recepcionada por seu editor-proprietário, Raul Sartori.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome