Um dos momentos mais importantes da visita de uma comitiva de Nova Trento, a Itália, semana passada, aconteceu em Altopiano della Vigolana, na província de Trento, sábado, 8, com a inauguração do Bosque da Memória ou “Giardino delle Radici” (Jardim das Raízes),  dedicado à Santa Paulina, padroeira e protetora dos emigrantes trentinos, para promover e apoiar o turismo das raízes.

O bosque-jardim fica em uma área devastada em 2018 pela tempestade Vaia e suas árvores são dedicadas nominalmente às famílias que partiram de Vigolana para o Brasil no final do século 19. Para fazer a floresta crescer, graças à colaboração dos guardas florestais, quem quiser poderá plantar uma nova muda dedicada ao seu filho. Os pais podem escrever o nome de seus filhos em uma etiqueta.

O parque foi criado por Vigolana em colaboração com o  Sova, serviço de apoio ao emprego e valorização ambiental da província de Trento. As plantas foram recuperadas de árvores de características monumentais levantadas em Vigolana cujas sementes foram cultivadas por crianças em idade escolar.

Altopiano della Vigolana está profundamente ligado ao Brasil . Em 1865, Amabile Visintainer nasceu na cidade de Vigolo Vattaro , que emigrou para o sul do Brasil aos 10 anos com sua família e outros 18 grupos de Vigolo Vattaro. Com o passar dos anos e crescendo, Amabile Visintainer tornou-se Irmã Paulina, proclamada padroeira dos emigrantes trentinos em 2002, a primeira no Trentino e no Brasil, por João Paulo II.

A história de Santa Paulina se confunde com a dos mais de 34 mil tiroleses trentinos da época que emigraram para a América do Sul. Hoje na América do Sul existem mais de 2 milhões de descendentes tiroleses de Trentino. Pelo menos 5 mil brasileiros ficam ou transitam no Trentino todos os anos. A terra natal de Santa Paulina, no planalto vigolano, é destino de romarias e as freiras presentes registram centenas de visitas por ano de brasileiros que chegam de forma desorganizada.

A operadora de turismo trentina Alpe Cimbra aproveitou o evento para promover o programa “Turismo de Raízes”, que visa incentivar os visitantes a seguir os passos de Santa Paulina em Vigolana para descobrir sua terra natal e aumentar as conexões com o Brasil e com as cidades brasileiras, como Nova Trento.

O Turismo de Raízes, explica a diretora da operadora, Daniela Vecchiato,  é uma grande oportunidade para o Trentino. “Queremos criar uma oferta turística para promover as férias no Trentino para nossos compatriotas no exterior e permitir que eles conheçam a história da família e a cultura de origem através de eventos e roteiros. O Turismo Raízes permite oferecer experiências autênticas em contacto com o território,

Festividades voltadas a Santa Paulina  – Na parte final da viagem à Itália outros dos vários momentos memoráveis ocorreu domingo, 9, quando o grupo participou das festividades voltadas à Santa Paulina em Altopiano Della Vigolana. O dia começou com café da manhã no santuário de Madonna del Feles, seguido de visita, oferecida pelo Centro Dei Noni e Associação de Turismo de Bozentino.

Logo após o grupo participou da exposição Il Viaggio di Amabile e percorreu o caminho de Santa Paulina em Vigolo. Em seguida todos foram agraciados com um almoço típico na Casa dei Noni San Rocco, em Vigolo Vataro.

Às 20 horas participaram de missa festiva em homenagem a Santa Paulina celebrada pelo bispo de Trento e concelebrada por oito padres da região, além de autoridades da província de Trento, finalizada com apresentações da banda de música San Giorgio e do grupo Folk Nea Tridentum, do Circolo Trentino de Nova Trento (foto).

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome