Mais de 1.200 apicultores e técnicos participaram da Jornada Técnica de Apicultura de Santa Catarina realizada entre os dias 6 e 20 deste mês, em várias regiões do Estado, em realização da Epagri, Sebrae e Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (FAASC).

Para permitir a participação de apicultores, técnicos e outros interessados do Vale do Tijucas, um seminário regional foi realizado semana passada em Canelinha e envolveu um grupo de apicultores neotrentinos, além do engenheiro agrônomo e responsável pelo escritório da Epagri de Nova Trento, Victor Alisson Gomes.

O objetivo foi capacitar e levar informações e tecnologias para continuar garantindo que Santa Catarina continue tendo o melhor mel do mundo, assim eleito nos últimos congressos Apimondia na Ucrânia (2014), Coréia do Sul (2016) e em Istambul (2018).

Durante a jornada técnica foram realizados seis seminários regionais nos municípios de Xanxerê, Campos Novos, Tubarão, São Joaquim, Canelinha e Agronômica. Além disto aconteceram dois cursos de apicultura, em Chapecó e São Joaquim, para 65 técnicos ligados a diversas instituições que atuam em apicultura no Estado.

Foram abordados assuntos como nutrição de abelhas, melhoramento genético nos apiários, manejos para alta produtividade, preparos das colmeias para melhor aproveitamento das floradas e orientação aos produtores sobre cuidados para a manutenção da saúde no seu trabalho diário. Nos encontros, além de discussão de assuntos do setor, foram encaminhadas ações de curto, médio e longo prazo.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome