posts

Por Francisco Sartori Bottamedi

A palavra bruschetta é originaria das regiões de Lazio e de Abruzzo e  é uma derivação da palavra “bruscato”, que significa tostado ou torrado. Na região da Toscana é chamada “fetta unta” ou “fetunta”, que significa fatia untada. Em outros lugares se chama “panunto”, ou  pão untado.


A bruschetta é um dos antepastos mais famosos da culinária italiana.

A receita tem origem muito antiga. Diz-se que foi criada antes de Cristo e que e deu da necessidade dos agricultores de aproveitar o pão que sobrava e ficava velho, fazendo-o durar ainda mais. Conta-se que foram os agricultores de olivais que difundiram a bruschetta por terem acesso fácil aos dois ingredientes principais para a receita. O preparo se dava com uma fatia de pão torrada temperada com óleo e sal.

Com o passar do tempo a receita foi sendo aprimorada, com o acréscimo de cobertura de diversos tipos. A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e, eventualmente, com pimenta-do-reino.

Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado “frisella” ou “frisedda”. Na Calábria, Sicília e Basilicata, é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.

Certas coberturas combinam mais com um pão do que os outros, mas somente o pão e um azeite de oliva de boa qualidade é que é possível fazer uma bruschetta muito boa. Pode-se usar qualquer pão e a receita pode ficar por conta de cada um.


Ingredientes  

  • 8 fatias de pão (de sua preferência)
  • 16 folhas de manjericão
  • 4 tomates italianos (rasteiro)
  • 1 dente de alho
  • Sal
  • Orégano
  • Azeite de oliva extra virgem

:: Modo de Preparo no forno ::

  1. Lave os tomates, corte-os ao meio, retire as sementes, pique-as grosseiramente ou corte em tiras finas.
  2. Descasque o alho e corte ao meio
  3. Torre as fatias de pão sob a grade do forno. Esfregue-as ainda quentes com o alho descascado e regue as fatias com um fio de azeite extra-virgem.
  4. Cubra a bruschetta com tomate, orégano e decore com as folhas de manjericão.
  5. Servir  ainda quente ou fria, como preferir

 

:: Modo de Preparo
na frigideira::

  1. Lave os tomates, corte-os ao meio, retire as sementes, pique-os grosseiramente ou corte em tiras finas.
  2. Descasque o alho e corte ao meio
  3. Coloque o azeite de oliva na frigideira
  4. Esfregue o alho no fundo da frigideira e junte as fatias de pão
  5. Ao torra-las de um lado vire-as e acrescente sobre elas o tomate e o  orégano e decore com o manjericão
  6. Sirva quente ou fria

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome