A Câmara de Vereadores de Nova Trento realiza sua primeira sessão ordinária deste ano de 2020 na próxima segunda-feira, 3, a partir das 20 horas, com momento especial, que será a mudança de seu comando, com a saída de Valdemir Luiz Quaiatto e a posse do colega de partido (PP), Silvio Cesar Correia. Na mesma sessão será eleito também o novo vice-presidente.

Como é de conhecimento geral, ainda durante as eleições municipais de 2016 a coligação vencedora fez um acordo para que os eleitos fossem sucessivamente se alternando na presidência da Câmara, obedecendo a votação recebida.

Dessa forma, em 2017 o comando do Legislativo coube ao vereador Carlos Roberto Orsi (PSDB). No ano seguinte a presidente foi a vereadora Elza Sebastiana Casagranda (PP), que transmitiu o cargo, no início de 2019, para Valdemir Luiz Quaiatto (PP). Agora então é a vez de Silvio Cesar Correia (PP).

A sessão da próxima segunda-feira será aberta normalmente pelo atual presidente, Valdemir Quaiatto para, logo em seguida, no espaço chamado “expediente”, ele comunicar aos colegas legisladores seu afastamento do cargo para que possa ser assumido por Silvio Correia.

Ainda como presidente, Quaiatto abrirá o encaminhamento da eleição da nova mesa, decorrente do seu afastamento. Como o PL e o MDB não tem intenção de mudar sua representação, com Cristina Adami e Tiago Dalsasso, respectivamente, permanecendo como 1º e 2º secretários, a maioria deverá escolher o vice-presidente. Concluída a escolha, Quaitto transferirá a responsabilidade dos trabalhos, dali em diante, para Silvio Correia e o vice eleito.

Novo presidente promete fazer do diálogo e harmonia uma marca de sua gestão

Silvio César Correia, 43 anos, casado, quatro filhos, natural de São João Batista e residente em Nova Trento há 23 anos, onde é empresário do ramo têxtil, é vereador de primeiro mandato, eleito com 413 votos, pelo PP. Concorreu na eleição municipal anterior e ficou como suplente, tendo assumido vaga na Câmara por uma vez. Já foi presidente do Diretório Municipal do PP e atualmente é vice.

Excluindo as responsabilidades da presidência da Câmara, e candidato à reeleição, na sua atuação como vereador Silvio pretende dar prioridade, neste último ano de mandato, para as áreas de obras, saúde, educação e esporte.

Como presidente pretende seguir, em linhas gerais, com necessárias diferenciações aqui e acolá, conforme as situações que forem se apresentando, a forma como o presidente que está saindo, Valdemir Quaiatto, imprimiu no seu mandato.

“Quero que o diálogo prevaleça em primeiro lugar; é conversando muito, discutindo educadamente, que se pode chegar a um acordo não só para atender os anseios dos  vereadores em si, como representantes do povo, mas que o que se decidir seja, primeiro, de interesse da coletividade”, afirma Correia.

Com a experiência e conhecimento que adquiriu nos três primeiros anos de mandato, Correia diz que não vê maiores desafios no comando do Legislativo porque, ressalta, “temos uma Câmara muito unida, apesar das diferenças partidárias e ideológicas, com todos os vereadores respeitando-se mutuamente”. Espera que este respeito prevaleça no seu mandato, “apesar de este ser um ano eleitoral onde os ânimos ficam mais tensos”.

Outro ponto que Silvio Correia destaca é quanto a relação do Legislativo com o Executivo: “Sem prejuízo nenhum da autonomia que o Legislativo tem e sempre teve, queremos um entendimento no melhor nível possível, como tem sido, sempre em busca do melhor para a comunidade neotrentina”.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome