Aos poucos, o Caminho do Louvor – constituido de duas rotas de peregrinação, de 110 e 130 quilômetros,  entre Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, e Nova Trento – vai se consolidando com novas iniciativas públicas. Nesta semana o prefeito, Tiago Dalsasso, acompanhado da secretária de Cultura e Turismo, Mariléia Cipriani Tomasoni e do secretário de Obras, Ricardo Bittencourt, visitou a localidade de Corrida para tratar sobre ações voltadas ao percurso religioso.

Com o diretor presidente da Associação Caminho do Louvor, Eduardo Bittelbrunn, o grupo visitou a residência do casal Valdomiro e Maria, que disponibilizam a casa e fazem a acolhida dos peregrinos. Eles solicitaram a melhoria da estrada e da sinalização do caminho, para que os visitantes sejam guiados de forma mais segura.

O encontro também teve a participação do casal Rafael e Adriana, que residem na localidade (foto)e a partir de agora vão passar a disponibilizar a residência para os fiéis que realizarem o caminho.

O que é – Inspirado no nacionalmente reconhecido Caminho da Fé, o Caminho do Louvor foi desenvolvido para dar estrutura às pessoas que optarem por fazer a peregrinação do Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor, em Ituporanga, ao Santuário Santa Paulina, em Nova Trento, oferecendo pontos de apoio, infraestrutura e informações.

O Caminho do Louvor é regido pela Associação Caminho do Louvor (ACL), instituição sem fins lucrativos formada por representantes dos municípios de Ituporanga, Vidal Ramos, Imbuia, Leoberto Leal e Nova Trento, e é integrada à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso. A nova rota de peregrinação nacional foi instituída através da lei 18.480 de 26 de julho de 2022, no Estado de Santa Catarina.

Foram estruturadas duas rotas entre os santuários, uma de 110 km, batizada de “Rota de Lourdes”, e a outra de 130 km, batizada de “Rota Paulina”. O peregrino poderá optar por iniciar a peregrinação em Ituporanga ou em Nova Trento, ou ainda fazer um circuito, iniciando por uma rota e finalizando pela outra, totalizando 240 km de peregrinação.

Em cada parada, seguindo as setas amarelas, o peregrino estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades. O Caminho do Louvor é destinado aos peregrinos a pé ou de bicicleta, e é aberto a todos, independente de credo, religião ou motivação.

O peregrino é cadastrado na origem e portará ao longo do trajeto uma credencial de identificação que permitirá acesso aos pontos de apoio previamente mapeados. A validação desta credencial no destino final é o que habilita o peregrino a requerer o seu certificado de conclusão da peregrinação.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome