Home topo

 

O cão Soul arrancando paixões de todos. Foto: Vanessa Ruberti

A escola do bairro Trinta Réis realizou na tarde de hoje um projeto pedagógico denominado “Dia do Cão”. A iniciativa partiu dos professores de História, Otimar Marchi, e de Artes, Carlos Luiz Orsi, e envolveu os alunos do 7º ano 2.

As atividades iniciaram com uma explanação dos estudantes acerca dos papéis que os cães assumiram ao longo da história da humanidade. Os alunos também apresentaram as principais raças e suas respectivas características.

Um dos pontos altos da participação dos alunos foi a abordagem do tema do abandono. Através de uma pesquisa realizada com as turmas do 4º ao 9º ano e com professores e funcionários da escola, foi obtido um gráfico que denotou que a falta de tempo para cuidar é a principal causa que leva ao abandono de animais. Em segundo, aparece o “transtorno” causado pelo animal.

Cuidados 

Após a apresentação dos alunos, houve a fala da publicitária Daniele Vargas, que é protetora de animais. Ela trouxe sua cachorrinha Olga, uma vira-lata, para mostrar que amor e cuidado não escolhem perfis raciais. Olga foi encontrada abandonada, grávida, cheia de carrapatos e completamente desnutrida.

Ganhou os cuidados de Daniele, que a levou a uma Clínica Veterinária onde recebeu os primeiros socorros, parindo sete filhotes dois dias depois do resgate. “Conseguimos que os filhotes fossem adotados por pessoas responsáveis, e hoje todos têm uma família”, ressaltou a jovem.

Outra contribuição fundamental foi trazida pelas médicas veterinárias da Mio Pet, de Nova Trento. Elas discorreram sobre os cuidados básicos de um animal, a importância do controle de natalidade via castração, e a necessidade de se lutar sempre contra o abandono.

Veterinárias e protetores de animais falaram aos estudantes. Foto: Vanessa Ruberti
O diretor da escola, Lacioni Wolf, foi um dos grandes incentivadores do evento. Foto: Vanessa Ruberti

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome