Já está em vigor a lei que institui em Santa Catarina a Rota Turística Religiosa Caminho do Louvor. A medida, de autoria do deputado Milton Hobus (PSD), foi aprovada pelos parlamentares no mês passado e sancionada recentemente pelo Poder Executivo.

Conforme o texto da lei 18.480/2022, o roteiro engloba os municípios de Ituporanga, Vidal Ramos, Leoberto Leal e Nova Trento, nas regiões do Alto Vale do Itajaí e da Grande Florianópolis. O objetivo é aproveitar o potencial turístico religioso desses municípios, aliando-os aos seus atrativos naturais e históricos.

Foto: Divulgação Santuário Santa Paulina

Em Nova Trento, situa-se o Santuário de Madre Paulina. Em  Ituporanga foi inaugurado recentemente um santuário dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, cuja imagem é uma das maiores do país, com 40 metros de altura.

“Este caminho, que já está todo organizado, vai ser um facilitador e um promotor da vinda de turistas, principalmente de fora de Santa Catarina”, justifica o autor da lei, que também estabelece que os principais eventos e atrativos do roteiro serão incluídos no calendário oficial de eventos do Estado. Da mesma forma, a rota vai compor as publicações oficiais do Estado, por meio de sites, mapas, guias de demais materiais relacionados ao turismo.

A norma estadual conta, ainda, com um anexo que especifica os pontos turísticos e vias pelas quais o roteiro deve passar. Os elementos que compõem o seu percurso de 130 quilômetros envolvem vias, trilhos e estruturas diversas no entorno de sua faixa de domínio, como igrejas, capelas e outras de caráter religioso e turístico.

Roteiro –   O início o roteiro é na Igreja Matriz Santo Estevão, em Ituporanga, com o término no Santuário Madre Paulina, em Nova Trento, num total de 130 quilômetros de extensão.

A estrada geral de Ribeirão dos Ovos, em Leoberto Leal, é o último trecho da rota antes da entrada em Nova Trento. Já em território neotrentino a rota envolve a estrada geral do distrito de Aguti até o encontro com a rua geral da localidade de Lageado, prosseguindo, também pela estrada geral, por Lageadinho, Baiano e Alto Silva até o encontro desta com a rua Ribeirão Frederico (antiga Rua Pedro Piffer). Os dos últimos percursos compreendem a rua Ribeirão Frederico até seu encontro com a Rua Madre Paulina, em Vigolo, e desta até a sede do santuário Santa Paulina.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome