O prefeito Tiago Dalsasso viajou segunda-feira, 17, no final da tarde e retornou ontem de Brasília, onde foi tratar de vários assuntos de interesse de Nova Trento. Sua principal agenda foi na Secretaria Nacional de Defesa Civil, onde levou relatório  completo de todas as consequências das recentes e intensas chuvas no município, que ocasionaram diversos deslizamentos, inclusive comprometendo uma cabeceira da ponte João Vanini, no Baixo Salto.

O objetivo da visita foi obter recursos para bancar os custos dispendidos e também para a obra de recuperação da ponte. Estas demandas foram possíveis pelo fato de Nova Trento estar sob estado de emergência por força de decreto municipal reconhecido pela Defesa Civil do Estado.

No Ministério da Agricultura e Pecuária o prefeito entregou um relatório pormenorizado de estragos nas plantações de fumo, principalmente na parte alta do município. As águas não chegaram a destruir as plantações – algumas em crescimento e outras em inicio de colheita – mas as lagoas que se formaram provocam definhamento rápido das plantas. O prefeito pediu aos técnicos formas de atender os fumicultores em tais situações, além das que podem oferecer as companhias fumageiras.

Outra parte da agenda do prefeito foi cumprida em visitas aos gabinetes dos deputados e senadores de Santa Catarina no Congresso Nacional. A todos em que conseguiu passar, entregou ofícios pedindo a eles atenções para Nova Trento, em diversas áreas, quando da oficialização das chamadas emendas parlamentares, que são recursos do Orçamento da União que eles recebem para destinarem livremente aos seus Estados de origem. Tais emendas começaram a ser cadastradas a partir deste mês, para liberação ao longo do próximo ano.

Ãngela Rover assumiu a Procuradoria municipal

Atendendo pedido, o prefeito Tiago Dalsasso exonerou Mário Antonio Feller Guedes do cargo comissionado de procurador geral do município, cargo que passou a ser exercido, também de forma comissionada, pela advogada neotrentina Angela Rover Cassaniga.

Guedes pediu exoneração para poder advogar, o que não é permitido como procurador. Permanece na procuradoria como assessor jurídico. Outra mudança: Leôncio Paulo Cipriani, que exercia o cargo em comissão de assessor jurídico de gabinete, passa a ser assessor jurídico da Procuradoria Geral.

PP se reúne para preparar convenção

O Partido Progressista (PP) de Nova Trento fará uma reunião nesta sexta-feira, 20, às 19 horas, no Circolo Trentino, cujo item principal da pauta é preparar sua convenção municipal, que deverá ser realizada ainda neste mês para que esta eleja o novo diretório e a sua executiva,  que tem como principal atribuição preparar as ações da agremiação visando as eleições municipais de 2024.

Há um consenso praticamente unânime no sentido de que o ex-vereador Valdemir Quaiatto continue como presidente do partido. Na pauta de hoje também estão “assuntos gerais”, que são deliberações sobre coligações e busca de nomes de pré-candidatos a prefeito, vice-prefeito e à Câmara de Vereadores.

Notificadas obras feitas sem licença

As intensas chuvas dos últimos dias em alguns pontos do município mostraram que o assoreamento, visível pela presença de intensa câmara de barro e detritos sobre o leito transitável de estradas, decorreu principalmente da ação humana.

Por isso nos últimos dias a fiscalização de Posturas da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente fizeram seis notificações a proprietários rurais, quase todos de Pitanga e São Valentim que, sem nenhuma licença, fizeram serviços de terraplanagem sem nenhum cuidado técnico ou de planejamento, o que resultou, durante as chuvas, no deslocamento de muito barro, lama, pedras e detritos nas margens e sobre o leito transitável das estradas.

Todos os autuados receberam 15 dias para regularizem as obras junto à Prefeitura e efetuarem a limpeza dos locais afetados, sob pena de multa, dentre outras consequências.  O biólogo Marinho Tomazi esclarece que a Prefeitura não é contrária, à princípio, aos serviços executados; o que questiona é a falta de licença para executá-los, que no caso ocorrido afetou o direito de ir e vir de boa parte dos moradores da parte alta do município.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome