Por Francisco Sartori Bottamedi

Muito apreciada pelos brasileiros e tão popular, há quem pensa que sua origem é nossa, brasileira, mas, na verdade, ela é de criação portuguesa. Nossa receita de pudim de leite tem muitas variações e quase toda família tem a sua, “a receita da vovó”, como muitos dizem.

Uma das histórias que se conta sobre a criação do pudim é que um abade português fazia uma receita muito famosa, mas não divulgava seus ingredientes. E como todos perguntavam sobre ela, resolveu fazer uma competição, reunindo várias pessoas para ver quem fazia o pudim como ele.

Ao final da disputa nenhum competidor conseguiu descobrir qual era o segredo. E assim ficou até ser divulgada após a morte do abade. Se chamava “pudim de priscos” e só tinha açúcar gemas e toucinho de porco.

Quando foi acrescentado o leite, até mesmo os historiadores portugueses desistiram de pesquisar. No começo o pudim de leite era feito de forma mais lenta. Para fazer a mistura com as gemas e o açúcar o leite condensado era acrescentado em seguida, tornando mais prática sua feitura.

Pudim de leite com leite condensado


Ingredientes  

  • 1 caixa de leite condensado
  • 400 ml de leite
  • 3 ovos
  • 1 gema
  • 100g de açúcar

:: Modo de Preparo ::

  1. Faça um caramelo seco com o açúcar em uma forma de pudim com furo central e com uma colher unte de caramelo as laterais e o furo central da forma (se preferir faça a calda de caramelo em uma panela à parte com 50ml de água e despeje nas laterais e no furo central da forma para untar).
  2. Pré-aqueça o forno a 150ºC.
  3. Coloque no liquidificador o leite condensado, os ovos, as gemas e o leite.
  4. Bata até ficar bem homogêneo.
  5. Deixe descansar uns 5 minutos para que as bolhas se desfaçam.
  6. Despeje o pudim na forma já untada de caramelo, passando por uma peneira.
  7. Coloque para assar dentro de uma forma com água (banho-maria) em forno pré-aquecido a 150ºC por aproximadamente 1 hora e 15 minutos sem deixar que a água da forma ferva. (O tempo de assar depende de cada forno; assim, balance o pudim para ver se está pronto; se ele estiver firme está bom. O teste pode ser feito  com uma faca e se esta sair limpa está bom).
  8. Esfrie e ponha na geladeira por 4 horas antes de desenformar.
  9. Passe uma faca ao redor do pudim, e desenforme.

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome