Por Francisco Sartori Bottamedi

O “spätzle” é um prato que está entre o nhoque e o macarrão. Surgido no sudeste da Alemanha, hoje é um símbolo da culinária alemã e também encontrado na Áustria, Hungria e norte da Itália, onde é chamado “piccoli gnochetti” (pequeno nhoque).

Comparado por como um nhoque, mas por ter um tamanho menor e não ser preparado com batata, é um primo daquele, com preparação muito fácil, composta por massa semilíquida com farinha de trigo, água ou leite e ovos. Porém, como todas as receitas, há inúmeras variações, de tamanho, cor e sabor.

PODE SER CORTADO COM UMA TÁBUA E UMA FACA, À MODA ANTIGA, OU COM A AJUDA DE UMA MÁQUINA, SEMELHANTE A UM RALADOR. GERALMENTE  É SERVIDO COMO ACOMPANHAMENTO DE “GOULASH”, OUTRO PRATO MUITO TÍPICO ALEMÃO, COM CEBOLA FRITA.

Existem controvérsias a respeito do nome da preparação. Alguns  afirmam ser derivado da palavra italiana “spezzato” (cortado em pedaços). Outros preferem acreditar que o nome é devido ao fato de as donas de casa, nos tempos antigos, formar pequenos pedaços de massa na mão e as colocar em água fervente. Os pedacinhos feitos na mão eram parecidos ao pássaro pardal (“spatz” em alemão) e, daí, “spätzle”, pardalzinho.

A massa é tão apreciada na Alemanha que tem até um museu em sua homenagem: o SpätzleMuseum, em Bad Waldsee, no Estado de Baden-Württemberg.

Receita:

  • Spätzle na manteiga (rende duas porções)
  • 2 unidades de ovos
  • 120ml de leite
  • 220g de farinha de trigo
  • 1 pitada de sal
  • Noz moscada a gosto
  • 3 colheres de sopa de manteiga
  • Queijo ralado a gosto

Modo de preparo:

1. Misturar a farinha de trigo o sal e a noz moscada.

2. Bater os ovos e o leite.

3. Juntar a farinha de trigo e bater até ficar lisa.

4. Ajustar a consistência com farinha ou leite se necessário.

5. Ferver uma panela grande com água e sal.

6. Passar pela máquina de spätzle, sobre a panela, e esperar subir a massa (se desmanchar está faltando trigo, se não passar pela máquina ou escorredor, tem que ficar mais liquida, portanto, falta leite), quando subir cozinhar por mais dois minutos, escorrer e reservar.

7. Se não tiver a máquina de spätzle é possível fazer com um escorredor de macarrão:  despeje a massa no escorredor sobre a panela e passe as costas de uma colher para escoar a massa.

8. Em uma frigideira derreter a manteiga com uma pitada de sal.

9. Despejar o spätzle e fritar por aproximadamente dois a três minutos.

10. Servir ainda quente.

Dicas

Se quiser alterar a cor do spätzle, é possível bater o leite com espinafre ou manjericão, coar e realizar o modo de preparo da receita; ficará verde. Para um spätzle laranjado pode se usar abóbora, com um purê, diminuindo a quantidade de leite. O molho fica a critério do gosto de cada um.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome