Edivandro Antônio Moro, 30 anos, casado, dois filhos, natural de Xaxim, no oeste catarinense e radicado em Nova Trento desde 2006, programador de controle de produção em empresa local, é o novo presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), empossado, junto com o restante da diretoria, na noite de ontem, 11, na sede da Casa dei Nonni.

Eleita em março passado e para um mandato que vai até março de 2021, o restante da diretoria é composto pelo vice presidente, Marcos Roberto da Silva; 1ª secretária, Josiane Adler Salim; 2º secretário, Sálvio Braz Ceccato, e pelo diretor social,  Genésio Luiz Piazza. Conta ainda como membros natos as policiais militares Ângela de Medeiros Vieira e Ana Amara Santos, além de Alceu Dalbosco, Tânia Regina Andre Remour e Adriane Pereira da Silva no Conselho de Ética.

Foto: Divulgação

O Conseg de Nova Trento foi o 142º instalado em SC, onde está presente em 82 municípios. O novo presidente, Edivandro Moro, que substitui Marcos Jaboski, diretor do Santuário Santa Paulina, que esteve no comando nos últimos dois anos, tem com prioridade ampliar a Rede de Vizinhos em Nova Trento, que já está presente em oito diferentes pontos da cidade, em bairros e ruas. Outras três redes estão em estudo para ser instaladas nas próximas semanas.

Pautada na filosofia de polícia comunitária, a Rede de Vizinhos serve como uma estratégia que permite a atuação conjunta dos moradores de uma mesma localidade em prol da segurança de todos. Pode ser instalada em qualquer localidade. Basta que os moradores se reúnam e entrem em contato com a Policia Militar. Não é necessário o pagamento de qualquer valor para participar.

Edivandro diz que a ampliação do programa depende, prioritariamente, da vontade da população. “É o morador de determinada rua ou ruas, ou de um bairro, quem vai decidir se podemos ajudar ou não; não será o direção do Conseg que vai impor qualquer coisa. Esperamos que seja a comunidade a sentir a necessidade e pedir nossa participação, ajudando-a a manter sua própria segurança, uns cuidando dos outros e vice-versa”, afirma Edivandro.

Ao se despedir do cargo que ocupou nos últimos dois anos, o diretor do Santuário Santa Paulina, Marcos Jaboski, inicialmente pediu desculpas, alegando que tudo o que havia proposto e planejado não foi possível de concretizar, mas que há resultados a exibir. Citou a Rede de Vizinhos, já presente em oito locais e a circulação da urna itinerante do Conseg, em diferentes locais (igrejas, bares, escolas, etc.) por até um mês, onde a população pode deixar, anonimamente ou não, suas sugestões e críticas para melhorar a integração com as autoridades policiais e a solução de problemas de segurança e até de caráter social.

O ato foi prestigiado por várias autoridades locais, destacando o prefeito em exercício, Jaison Marchiori, e o presidente da Câmara, vereador Valdemir Quaiatto. Compareceram também autoridades policiais representando a PM, Corpo de Bombeiros e Policia Civil  em todas as suas unidades no Vale do Tijucas. O Governo do Estado e o alto comando da Policia Militar foram representados pelo tenente coronel Marcos, que integra o Colegiado de Segurança Pública, e pelo também tenente coronel Alexandre Vieira, comandante do 12º Batalhão da Policia Militar, com sede em Balneário Camboriú.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome