A PM de Nova Trento realizava barreira policial na rua 8 de Agosto, hoje, 5, quando em determinado momento o veículo Renault Sandero (foto), que trafegava pela via, recebeu ordem de parada, não atendida. Pelo contrario, o condutor acelerou o veículo, colocando em risco a vida de um dos policiais que estavam trabalhando no local.
Diante do ocorrido a guarnição iniciou o acompanhamento no intuito de abordar o veículo, que por diversas vezes recebeu ordem para parar através de sirene e giroflex. Mesmo assim o condutor do continuou fazendo ultrapassagens perigosas em local proibido, trafegando na contramão por longos trechos e forçando ultrapassagem entre veículos, colocando em risco a integridade física dos demais motoristas e pedestres da via.
Em determinado momento a guarnição logrou êxito na abordagem, dando ordem para que os ocupantes – dois homens, um de 34 e outro de 25 anos, como carona – descessem. Logo percebeu-se a presença de um outro passageiro no veículo, que não desceu. Era um menino de 3 anos idade, muito assustado.
Os dois adultos resistiram à abordagem e os PM tiveram que usar instrumentos de menor potencial ofensivo e técnicas de algemação para resguardar sua integridade física. Após a imobilização, um deles, o de 34 anos, disse que não parou porque o veículo estava com licenciamento atrasado, e não tinha carteira nacional de habilitação, fatos constatados em consulta ao sistema.
Na busca veicular, foi encontrada uma cápsula transparente com pó branco, semelhante à cocaína. O veiculo foi removido ao pátio por estar com licenciamento vencido. O conselho tutelar de Nova Trento esteve no local e com a informação de onde estava a mãe da criança, levou-a a ela, com ajuda de uma moradora do local que estava prestando apoio no momento da ocorrência.
Após a abordagem e qualificação dos autores, nada restou contra o carona, de 25 anos, sendo liberado no local. Já contra o homem de 34 anos foi lavrado um termo circunstanciado em seu desfavor, com o compromisso de comparecer ao juizado especial criminal, pela posse da droga. Além do veículo removido e da apreensão da droga, as autuações lavradas podem passar dos R$ 6 mil.