A Policia Militar de Nova Trento, após receber inúmeras reclamações da população, anunciou que vai intensificar as operações visando coibir os escapamentos adulterados de motocicletas, mudança que gera barulho intenso que tem inúmeras consequências, não só para a saúde auditiva, como para idosos, autistas e animais, principalmente gatos e cães.

A PM, de certa forma, já está atuando na detenção de motociclistas a partir de denúncias que tem recebido através da Rede de Vizinhos. Tem ocorrido apreensões de motos de diferentes cilindradas, desde as menos potentes, muito usadas em serviços de entrega, como as mais sofisticadas. Estas, segundo a PM, são as que mais estão em desacordo com a lei, produzindo decibéis acima dos níveis legais.

Conforme o responsável pelo destacamento da PM em Nova Trento, sargento Vicente Fagundes, a operação “Ruido Zero” foi realizada no ano passado e nas primeiras ações neste ano diversas motocicletas foram apreendidas. Além disso seu responsável é multado por infringir a lei 9.099/95 (perturbação do trabalho e sossego alheio).

Caso o escapamento, seja ele esportivo ou original, não reduza os ruídos nem filtre os gases poluentes originados do motor, o motorista estará sujeito a uma multa de natureza grave, no valor de R$ 195,23, cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação.17 de set. de 2022.

Operação Zero Ruido tem amplo apoio

A notícia de que a PM está de olho no problema foi postada inicialmente pela Rádio La Prima no Facebook, segunda-feira, 30,  e obteve grande repercussão até agora, demonstrando que o problema realmente aflige as pessoas. Desde então, na percepção de muitas pessoas ouvidas por “O Trentino”, tantos motos como automóveis e outros veículos que apresentavam, aparentemente, a mesma irregularidade, praticamente desapareceram das ruas da cidade.

É que o abuso chegou a tal limite que os infratores estão sendo denunciados diretamente à Polícia Militar que, assim, pode agir de forma pontual. Alguns denunciantes, realmente irritados, chegaram a apontar até o itinerário que alguns motociclistas fazem na cidade, tanto em lazer como para se dirigir aos locais de trabalho.

A postagem feira pela rádio  tinha até ontem mais de  130 curtidas, 165 comentários e 28 compartilhamentos,  quase todos parabenizando a corporação pela atitude, e alguns criticando-a, alegando que ela deveria ter outras preocupação que não fosse “perseguir” os motociclistas.

Zenilda Sartori Donadelli postou: “Acho muito bom isso, abusos não faltam de alguns motoqueiros, que a polícia não deixe escapar nenhum, isso é um inferno”. Jucira Caseth acha importante essas ações, “pois além das motos barulhentas há os que fazem cavalinho de pau, sem usar cintos de segurança e falar ao celular enquanto dirigem”.

Quem também fez um comentário foi Nilto Afonso Rover, de 51 anos, que tem moto desde os 18. Escreveu que trabalha há 21 anos na empresa no centro de Nova Trento  e até hoje nunca recebeu uma multa. E perguntou: ”Porque será?”. Também parabeniza a PM: “Se estiver fora da lei, que se cumpra a lei”.

 

 

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome