A mais ou menos um quilômetro do centro de Nova Trento, na rua José Battisti Archer, continuação da rua Giácomo Polli, popularmente também chamada “rua ao Salto”, localiza-se o belo Oratório dedicado a São Roque.

Poderíamos dizer que se trata de uma “engenhosa obra de engenharia”, como que pendurada no barranco de um belo morro coberto de mata densa e muito verde. Construtor: Attílio Muraro.

Da rua, sobe-se à capela por uma larga escadaria de mais de 20 degraus, ladeada em ambos os lados, por cinco patamares, que foram construídos como para segurar o alto barranco. Chegados ao alto da escadaria, entra-se, por uma ampla porta arqueada, no oratório.

O interior do oratório, por sua vez, é como uma devota capela. No alto do altar de missa, está a estátua de gesso que representa o orago São Roque. (Antigamente, havia uma estátua de madeira, mas que se desgastou e foi substituída pela de gesso). No frontispício do altar, um belo e bem conservado emblema IHS, encimado por uma pequena cruz.

Aos lados do altar, dois bonitos nichos na parede, com adornos, onde estão pequenas imagens do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Uma cúpula encima o oratório. Todo o conjunto, interno e externo, inclusive as escadarias, está pintado de branco e azul celeste, num harmonioso conjunto de cores.

Nas paredes, tanto internas como externas, e também na escadaria, não faltam enfeites geométricos circulares em relevo, como também floreiras. Na fachada do oratório, sobre a porta, o ano de sua construção, em algarismos romanos: MDCCCXVI, isto é: 1896! Essa indicação da construção do oratório está cinzelada dentro do reboco. Portanto, o oratório tem mais de 120 anos e, como dissemos, é bem conservado.

Foram as antigas famílias Bottamedi, principalmente na pessoa dos irmãos João e José, que trouxeram a devoção a São Roque da região de Nave di San Rocco, no Tirol austro-italiano, e de Ândalo, na Província de Trento-Alto Ádige, e fizeram construir esse oratório, ao virem como imigrantes para o Brasil.

Aspectos históricos da localidade de São Roque

Em frente ao oratório de São Roque, no outro lado da rua, se localiza o pavilhão de festas e de celebrações da comunidade. Ele comporta, na parte superior, ao nível da rua, as necessárias dependências de festa: cozinha, despensa, palco, etc. e, na parte inferior, um bom espaço, adaptado como capela para as celebrações da santa missa, que se realizam mensalmente, sempre na terceira quinta-feira de cada mês.

O bairro São Roque, composto das Ruas Giácomo Polli e José Battisti Archer, não é propriamente uma comunidade, com todas as pastorais, como as outras comunidades do interior da paróquia, porque fica perto do centro e continua mais ligada à matriz.

Mas a rua se caracteriza por um belo e antigo “espírito comunitário”, muito arraigado, o que lhe confere um caráter típico de bairro. As primeiras famílias que adquiriram seus lotes de terra na “Rua do Salto” foram as famílias Bottamedi, Battisti, Bertotti, Voltolini, Archer e Dalri. A ocupação dos lotes começou por 1883. Hoje, são mais de 60 as famílias que moram na rua.

Religiosidade é marca das famílias

Uma profunda vivência religiosa católica e comunitária sempre caracterizou as famílias do bairro. Como frutos dessa vivência religiosa, surgiram numerosas vocações à vida religiosa e ao sacerdócio, entre aquelas famílias. Onze moças entraram na Congregação das Irmãzinhas de Santa Paulina e outras duas, Sabina Bottamedi e Mariota Bottamedi, preparavam-se para serem Irmãzinhas, mas faleceram, uma como noviça e a outra como postulante.

Recordemos aqui os nomes das Irmãs: Sabina Botamedi, Joana Bottamedi, (respectivamente segunda e terceira Superioras Gerais, depois de Madre Paulina), Maria Bottamedi, Claudina Bottamedi, Terezinha Bottamedi, Assunta Archer, Esmênia Archer, Norberta Dalri, Ana Dalri e Cecília Bertotti. A maioria dessas Irmãs se espalhou pelo Brasil: São Paulo, Mato Grosso, Rio de Janeiro.

Os nomes dos cinco padres do bairro São Roque: Otaviano Marchi, Valmir Valle (bispo), Egídio Bertotti, Luiz Bertotti e Ângelo Busnardo.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome