A comunidade de Santo Antônio do Baixo Salto é uma das maiores da paróquia de Nova Trento, tanto em extensão geográfica quanto em número de famílias. Sua geografia compreende as estradas para São Valentim, para o Baiano, para o Alto Salto e o Alto Silva, para o Mesquita, para São Roque, para o Molha e para o Trinta Réis.

Quando, há poucos anos, visitei todas as famílias da comunidade, o número de famílias católicas era de 110 (cento e dez). E havia também algumas evangélicas.

Sob o ponto de vista histórico, a comunidade do Baixo Salto é uma das mais antigas. Nos relatos sobre as Irmãzinhas da Imaculada, desde os primeiros anos de colonização de Nova Trento, se fala de moradores e vocações “do Salto”.

Alguns nomes de antigas famílias da comunidade são os Casett, Cadori, Minatti, Boso, Sborz, Gon, Cristofolini, Voltolini, Libardo, Rover, Armelini, Gilli, Galvan.

No centro da comunidade está a grande e bela igreja da comunidade, construída em 1931, com quatro naves, torre alta com três sinos, altar de material, com belo sacrário e grande imagem do padroeiro Santo Antônio. Como todas as comunidades da paróquia, também o Baixo Salto tem um grande pavilhão de festas, novo, ao lado de um antigo “casarão” que serviu de escola num tempo em que Irmãs da Congregação das Catequistas Franciscanas moravam na comunidade e dirigiam a escola. Perto desse “casarão”, se encontra a atual Escola de Ensino Fundamental Padre José Da Poian. Notável por suas antigas sepulturas é digno de visita o cemitério da comunidade.

Um destaque especialíssimo para a comunidade do Baixo Salto são as numerosas vocações sacerdotais e religiosas surgidas entre as famílias do lugar. Vocações entre as famílias Baraúna, Adami, Motter, Gilli, Mantovani, Rover, Dell’Agnolo, Floriani, Voltolini, Corsi, Tridapalli, Armelini, Rosa, Galvan, Giosele. Eram freis franciscanos, maristas, jesuítas, Catequistas e Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Atualmente, como nas outras comunidades da paróquia, são bem ativas as lideranças leigas que animam a vida religiosa e social do Baixo Salto. Dois outros lugares religiosos a destacar são os Oratórios do Senhor Bom Jesus e o de Nossa Senhora Aparecida, sobre os quais já escrevi nesta coluna.

 

1 COMENTÁRIO

  1. BRAVO ,BRAVÍSSIMO…ORGULHO DE MORAR NESSA COMUNIDADE E NOSSO QUERIDO PADRE BENO SEMPRE FAZENDO REVIVER NOSSA HISTÓRIA

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome