Quem segue pela estrada geral que leva da cidade de Nova Trento ao interior do município na direção oeste, chega à primeira comunidade do interior: o Baixo Salto. Além da bela igreja de Santo Antônio, a comunidade do Baixo Salto tem dois outros lugares de culto: o oratório do Bom Jesus, e o oratório de Nossa Senhora Aparecida, objeto deste artigo.

O oratório de Nossa Senhora Aparecida está localizado no alto de uma bela colina, para onde se sobe por um caminho bem planejado em ziguezague. Em cima, há um amplo pátio com bancos para os fiéis sentarem durante as celebrações, e uma área coberta, com altar para celebração de missa e, na parede do fundo, um belo nicho com a grande estátua de Nossa Senhora Aparecida. Tudo sempre muito bem cuidado.

Ao pé da colina, logo ao lado da estrada geral, um alto portal, recentemente construído, dá entrada para o pavilhão de festa, com cozinha, churrasqueira, banheiros e demais espaços, todos adaptados para receber os muitos visitantes que participam das festas em honra de Nossa Senhora Aparecida, sempre nos dias 11 e 12 de outubro.

Cada ano, ao anoitecer do dia 11, sai uma procissão, a pé, do centro de Nova Trento, passando pelo bairro Trinta Réis, até o oratório.

História do local mescla período político

Conta-se que a história do oratório é a seguinte: Corria o ano de 1964, o ano do golpe de estado dos militares brasileiros contra o governo de João Goulart, considerado pelos mesmos militares e certos partidos políticos de direita como filo-comunista. Também setores da Igreja tinham apreensões quanto à direção que a política brasileira estava tomando, o que provocou, por exemplo, a grande “Marcha da Família por Deus e pela Pátria.”

Foi nesse ambiente de tensões que o então vigário paroquial de Nova Trento, Pe. José Rohde SJ, hoje já falecido, se dizia inspirado a promover a construção do oratório de Nossa Senhora Aparecida “para salvar o Brasil do comunismo.” Um terreno foi cedido, material foi doado, voluntários puseram mãos à obra, e o oratório foi construído.

Deixe um comentário

Por favor, digite seu comentário
Por favor, digite seu nome